segunda-feira, 29 de março de 2010

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades, mas há coisas que não mudam

O fim de semana passado, de mais uma boa experiência eu pude presenciar. Mais uma reunião da "Comitiva do Bacalhau" se realizara. Já o cheiro de cabrito assado se fazia sentir, aquando da minha chegada. Entre varias garrafas de alternativas, aquele nosso especial vinho branco cheio de significado, já se podia ver cortado, o pão, a morcela, o queijo fresco, e o presunto, nobres produtos da nossa terra e dos quais perco algum tempo a me deliciar. Mais uma tertúlia ia acontecer, confesso que levo estas reuniões muito a peito, pois de entre muita gente eu sou dos elementos mais novos de tal famosa mesa. Depreendo aquilo como uma lição de vida, pois a cada encontro tenho sempre novos conhecimentos adquiridos e novas historias para recordar.
É com enorme prazer, que posso partilhar um saboroso almoço com esta "velha guarda" que de velha só tem a idade, porque o novato espirito e o infantil viver nunca são postos de lado para esta gente. Entre alguns "mal dizeres" que sempre se fazem ouvir, politica nacional e local são dois assuntos que imperam sempre naquela cozinha. uma historia daqui, um boato dali, muita coisa ali se houve.
Fazendo estalar vários brindes de "penalty" do agreste vinho maçanico, surge a personagem mais idílica deste grupo, O grande Chico Sequeira. O que muitos conhecem como apenas o Chico Sequeira, eu conheço por sendo o meu tio ali do lado. Sempre que sua voz se faz ouvir, as normais conversas paralelas param, e todos com enorme atenção, ouvem as palavras sábias que saem sempre de sua boca.
Ele sim o mentor, fundador, sócio honorário, ídolo, chefe, patrão, general, e tudo que de superior que neste convivio superior possa ser, é representado por este grande senhor. Além de senhor enormemente respeitado na nossa terra, o Chico Sequeira para mim é alguém em quem algumas vezes penso e me revejo.
Timbre de voz contagiante, sentido de humor bem elevado, enorme capacidade de liderança, isento de influencias mesquinhas, uma pessoa frontal e vertical. É com muito agrado que posso apreciar a alegria de viver deste homem, que com o avançar do tempo não deixa de lado a chama de cada uma de sua virtude. Quando de mais avançada me encontrar, assim também me quero encontrar. Mais um brinde a este meu tio avô, o meu Tio Chico. Levantai-vos camaradas, ergam seu copo, cheio do doce sumo da uva, e para mais um brinde vams enunciar, a este grande homem Francisco, E VAI ACIMA, E VAI ABAIXO, E VAI ACIMA E VAI AO CENTRO, E VAI PARA DENTRO!

Porque se podem mudar os tempos, podem mudar as vontades, mas há coisas que nunca mudam!

Ps: Para sempre este momento musical partilhado, de outrora que alguém religiosamente bem sabia escrever, sobre quem nem me quero equipar, mas demais eu consigo sentir, pois de mudança também me consigo alimentar.

Sem comentários:

Enviar um comentário