segunda-feira, 21 de junho de 2010

Porque quem cala consente!

Mais do que uma noite que passa por mim, mergulhado no estudo que não se entende, é um pensamento puro que percorre o meu pensamento, e me faz rever muito do que já vivi, e prever, pensar naquilo que ainda vou viver. É por certo que nestes momentos melancólicos em que muitas vezes me encontro, que muitas das palavras e frases que escrevo saem que nem flash's rápidos da imaginação.
Confesso que o desejo que em escrever aqui, é muito superior ao tempo que muitas vezes disponho, mas sempre que posso confesse-vos um pouco do que me vai na alma. Este texto tem a principal importância para quem ouve me escuta me olha, de quem eu já pouco sei, mas gostaria de poder saber muito mais, alguém que me conhece me sabe me adivinha, alguém que se esconde no silencio da penumbra do distante, remetendo para a sorte do destino, a resposta da pergunta que fica sempre na despedida. Sei que a resposta ao que escrevo vai ser igual a muitas outras e tantas vezes, o silêncio a ausência o inócuo o vazio.... mais do que um mero comportamento, o habito tornou-se um costume, e o costume uma mera reincidência. Como quem de velho sábio já dizia "Quem cala consente".......



12 comentários:

  1. Nem sempre o silêncio significa esquecimento... E por isso mesmo hoje aqui passei eu para te deixar um beijo e te dizer que estás e estarás no pensamento SEMPRE... Dificil será o momento em que me conseguirei esquecer de ti ;-)

    ResponderEliminar
  2. Olá Sr. Amarelo,

    Há muito tempo que já não visitava o teu blog e confesso que já estava a fazer-me falta ler aquilo que tu escreves quando te encontras em momentos só teus e de melancolia. Como já deixei escrito neste blog tu escreves muito bem, mas principalmente quando revives o teu passado, vês o teu presente e pensas no teu futuro.

    Os teus textos são inspiradores, as tuas angústias, as tuas dúvidas são possivelmente também vividas por muitos dos teus leitores mais assíduos. Tu inspiras as pessoas.

    Quando iniciei este comentário, pretendia comentar os teus dois últimos textos, e fazer a ponte entre eles. O poema é lindo, mas também não poderia ser de outra forma, conheço-te bem demais para saber que quando fazes uma coisa que gostas fazes na perfeição, uma das grandes qualidades que mais aprecio em ti, e que talvez nunca te tenha dito. Uma grande mensagem, uma lição de vida, pois cada dia que passamos aprendemos uma coisa nova. Por vezes levamos tempo a ver as coisas, que deixamos de fazer e que queríamos ter feito, o que deixamos de dizer quando deveríamos ter dito, o deixar de lutar quando queríamos uma coisa, nós seres humanos temos a capacidade de deixarmos de lutar por aquilo que queremos que me faz um pouco de confusão.

    Confesso que também eu já desisti de lutar, mas fi-lo porque já não tinha forças para lutar mais, desisti porque cheguei à conclusão que não valia mais a pena… mas no fundo sei que fiz tudo o que estava ao meu alcance e que não baixei os braços à primeira adversidade.

    Em relação ao texto “ quem cala consente”, apenas te tenho a dizer que a vida já me ensinou muitas vezes não da melhor maneira, que as coisas não devem ficar por dizer. A vida é dura de mais para a piorarmos, e o que hoje é nosso amanha pode já não ser. Tudo passa tão depressa, mas pessoas importantes, coisas importantes não devem ser esquecidas nem desperdiçadas.

    Por isso mesmo, conselho de uma pessoa que também passou por isso e que continua com coisas para dizer, com situações sem explicação, com comportamentos que não consigo compreender, mas que já tentei perceber o que pelos vistos não há forma de o fazer. Não fiques com nada para dizer, se te apetece dizer diz, nem que seja pela última vez, ao menos vais deixar de ter essa sensação de que algo ficou por dizer, por esclarecer.

    Não devemos ficar com aquilo que sentimos apenas para nós… Por isso Amarelo não percas oportunidades que podem ser únicas, o tempo nem sempre é o melhor amigo, embora muitas vezes penses que sim.

    Já me esquecia, lê e relê o poema as vezes necessárias para perceber o que a vida já te ensinou e ainda tem para ensinar… o não perder tempo, o lutar, o acreditar e principalmente o viver

    Por isso mesmo não te cales, pois pode haver pessoas que não sabem o que consentes

    Continua a escrever, fazes-me falta…

    ResponderEliminar
  3. João,

    Estou de volta, depois de ler os teus textos foi a minha vez de entrar num estado de melacolia, pensar no passado, reviver momentos lindos que por mais que tente não consigo esquecer e que infelizmente ainda estão bastante presentes na minha memória, pois esta página da minha vida já deveria ter sido passada. Mas não sei pk isso não acontece, talvez por saudades ou pela importancia que continua a ter para mim.

    Vida maldita, que não me ajuda a esquecer...

    Voltei, para te deixar um link de uma múscica linda, do unico Pedro Abrunhosa - "Beijo"

    Se tiveres um tempinho, ouve, linda de mais.

    beijo

    ResponderEliminar
  4. Ola
    Pois por vezes vos confesso aquilo que sinto naquele momento, acabam voces por ser os meus anonimos amigos. Obrigado pelas respostas que tenho, mas obrigado sobretudo por lerem e partilharem das historias que vos conto, tento ser ambiguo ser o maximo ambiguo para qe todos se possam rever, e por-vis a pensar um pouco tambem naquilo que ja passaram e que ainda vao passar. essa sim é a verdadeira mensagem de tudo o que escrevo, pensem e sejam voces, e progridam sempre para melhor.

    Quanto à pessoa que me indicou a musica do beijo, tenho como resposta que conheço pedro abrunhosa como pouca gente conhece :p logo conheço perfeitamente a musica do beijo :p

    ResponderEliminar
  5. Bom dia João,

    Claro que sei que conheces a música do Pedro Abrunhosa, o objectivo era mesmo tu ouvires novamente... é linda não é? Talvez uma das melhores

    Quando escreves os teus textos, como disseste aquilo que sentes no momento em que escreves, fazes com que todas as pessoas que gostam de ler os teus textos se revejam pelo menos em um pouco.

    Porque todos somos diferentes mas muitas vezes passamos por situações comuns, que muitos dos teus leitores por vezes sintam o mesmo que tu, mas não têm como expressar.

    Ao ler os teus textos onde descreves aquilo que sentes, também fazes que as pessoas que os vêm acabem por vezes por te dar concelhos e meter-se um pouco de forma indirecta na tua vida.

    Gostava de te ver escrever sobre um tempo tão difícil de explicar, porque não escrever sobre felicidade, estar a “pedir” isto não serve para te tirar a inspiração, pois sei que escreves as frases soltas que surgem na tua memorio naquele momento. Mas talvez tenhas algo a dizer sobre este tema.

    Fica o pedido ou o desafio depende como preferires aceitar. O importante é escrever.

    Beijos e bigado por este momentos de recordações.

    ResponderEliminar
  6. Se calhar estou a passar uma ideia errada!
    porque estou feliz, e só consigo escrever quando tenho pelo menos uma pontinha de felicidade, a melancolia e a tristeza desinspiram-me e desencorajam-me!
    mas é sã e agradável esta discussão de ideias com quem me lê, gostei!!apesar de anónima acho que vou ceder ao teu pedido, além de uns textos que tenho em vista vou escrever sobre felicidade.

    ResponderEliminar
  7. Boa tarde João,

    Quando te pedi para escreveres sobre o tema Felicidade mas quiz dizer que não estavas feliz, apenas gostava de ler aquilo que achas sobre este tema.

    Reforço foi apenas um pedido, se não o quiseres fazer é compreensível.

    Fica bem

    ResponderEliminar
  8. explica-te pah explica-te!
    ok, vou tenatar proceder ao seu pedido, apesar de nao saber quem é tal pessoa!lol

    ResponderEliminar
  9. A proposito deste post e em relação à tua segunda resposta penso que te estas a contradizer. Afinal escreveste, e passo a citar. "É por certo que nestes momentos melancólicos em que muitas vezes me encontro, que muitas das palavras e frases que escrevo saem que nem flash's rápidos da imaginação."
    E depois respondes: "...só consigo escrever quando tenho pelo menos uma pontinha de felicidade, a melancolia e a tristeza desinspiram-me e desencorajam-me!"
    Explica!

    ResponderEliminar
  10. e é importante saber quem é a pessoa?

    ResponderEliminar
  11. se queremos saber sobre alguém teremos de procurar. se queremos respostas teremos de fazer perguntas. se isto não acontecer seremos nós a entregar-nos à sorte do destino. se calamos somos nós que estamos a consentir que esta reincidência aconteça...

    ResponderEliminar
  12. Como eu te entendo amigo.. vejo nas tuas frases o meu pensamento traduzido.. não estás sozinho nesta caminhada!

    Um dia chegará o dia em que saberemos tudo o que necessitamos para sermos felizes, e nada mais fará haver estes desvios de pensamento..

    Um bejio

    ResponderEliminar